Moçâmedes - O embaixador de Israel em Angola, Shimon Solomon, manifestou esta quarta-feira, em Moçâmedes, o interesse do seu país em estreitar as relações com Angola no domínio portuária, de forma a contribuir para a modernização do Porto do Namibe.
Em declarações à imprensa, após uma visita de dois dias na província, o diplomata disse que o seu país tem tecnologia e experiência em infra-estrutura portuária, segurança, ambiente e tecnologias que podem ser implementadas na gestão e monitorização da actividade portuária no território nacional.
Considerou que o Namibe tem semelhança com Israel em termos de geografia e clima, tendo aventado a possibilidade de se transmitir conhecimentos de combate à desertificação.
"Esta é a primeira visita à província. Perspectivamos dinamizar parcerias para que tenha acções reais e práticas", reforçou.
Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração do Porto do Namíbe, Nazaré Neto, aproveitou a ocasião para apresentar, entre outros, o projecto de reabilitação da Baía de Moçâmedes, que empregou já 400 cidadãos.
Fez saber que técnicos do Porto do Namíbe beneficiaram de formação em Israel no sector da segurança e ambiente, tendo considerado a visita como importante para o reforço da cooperação, sobretudo no domínio da formação.
Segundo o gestor, o porto está a participar no desenvolvimento de projectos de apoio ao turismo, tendo anunciado a identificação de espaços para a construção de um terminal de cruzeiros e marinas para recepção de navios de recreios de pequeno porte, como iates.
"Brevemente teremos técnicos dos ministérios do turismo e dos transportes para discutirmos mais sobre o projecto e até ao final do ano vamos apresentar os resultados ", disse. VR/FA/VC