Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

IPCN com variação de 0,92% em Abril

     Economia              
  • Luanda • Segunda, 15 Maio de 2023 | 12h09
Pormenores da Loja Angomart
Pormenores da Loja Angomart
João Wassamba

Luanda - A variação do Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN), de Março a Abril de 2023, foi de 0,92%, registando uma desaceleração em termos homólogos (Abril 2022 a Abril 2023), de 0,20%, soube hoje a ANGOP.

A Folha de Informação Rápida (FIR) do Índice de Preços no Consumidor Nacional, (IPCN) disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), refere que as províncias que registaram menor variação nos preços foram Bengo com 0,70%, Cabinda com 0,73% e Cuando Cubango com 0,74%.

O Namibe com 1,12%,  Cunene e Zaire com 1,08% cada, bem como Uíge com 1,04%, estão entre as províncias que registaram maior variação nos preços.

Em termos de classes, o INE indica que a classe “Saúde” foi a que registou o maior aumento de preços, com uma variação de 1,91%.

Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes “Vestuário e Calçado” com 1,55%,“Bens e serviços diversos” com 1,45%e “Hotéis, Cafés e Restaurantes” com 1,22%,

A variação homóloga situa-se em 10,59%, registando um decréscimo de 15,20  pontos percentuais em relação a observada em igual período do ano anterior (Abril de 2022).

Comparando a variação homóloga actual com a registada no mês anterior verifica-se uma desaceleração de 0,22  pontos percentuais, segundo os dados divulgados pelo INE.

As despesas em bens e serviços, que constituiu a base para construir os ponderadores e o cabaz de produtos do IPCN, foram extraídas dos resultados do Inquérito sobre Despesas e Receitas (IDR) realizado pelo INE, no período de Fevereiro de 2018 a Março de 2019, cobrindo as áreas urbanas e rurais de todas as províncias, num total de 12.448 agregados familiares.   

O período de referência das despesas dos agregados familiares foi, nomeadamente, dia, semana, mês, trimestre e ano.

Estas, por sua vez, foram convertidas em mensais e deflacionados com a série do IPCN de 2008/2009.   

Os produtos com unidade de medidas não convencionais, exemplo, pedaços de carne, peixes e legumes, embalagens de óleos alimentares, sal, açúcar, foram recolhidos e pesados para calibragem das unidades e conversões em unidades convencionais.

Para o trabalho de agregação das despesas, o processo foi realizado em cada estrutura provincial, para conservar as bases individuais de cálculo, e a última etapa fez-se o compilado para o Nacional. HEM/PPA

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+