Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Investir no empreendedorismo feminino desenvolve as sociedades 

     Economia              
  • Luanda • Terça, 28 Março de 2023 | 19h10
Feira de empreendedorismo
Feira de empreendedorismo
Kinda Kyungu

Luanda – A directora do Gabinete da Ministra das Finanças, Polonga Guimarães, destacou esta terça-feira, em Luanda, a importância do empreendedorismo feminino, tendo destacado que tal investimento ajuda na transformação das sociedades.

Ao falar em representação da ministra das Finanças, Veras Daves,  na conferência de lançamento da “Acção Financeira Afirmativa para as Mulheres em África (AFAWA, na sigla inglesa) em Angola, Polonga Guimarães referiu que o Governo  angolano considera a igualdade de género como uma questão de desenvolvimento económico e prosperidade para o país.

“De resto, tanto a nível da definição das políticas públicas como da nomeação para o desempenho de funções públicas, a igualdade de género é um traço identitário do Executivo, liderado pelo Presidente da República, João Lourenço”, prosseguiu.

Segundo a coordenadora principal da iniciativa AFAWA, Ester Dassanou, existem muitas mulheres empreendedoras, com capacidade para gerir “negócios fortes” e gerar postos de trabalho.

Ester Dassanou realçou que a transformação económica de uma sociedade é vista na capacidade de gerar postos de trabalho, algo que as mulheres podem fazer.

Por outro lado, avançou que os desafios do acesso ao crédito impedem as mulheres de crescerem num tempo considerável.

“Por este motivo, o Banco Africano de Desenvolvimento criou a AFAWA, um programa focado exclusivamente para mulheres, capacitação e facilitação ao crédito, a nível de África”, aclarou.

Por sua vez, o representante do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Pietro Tiago, destacou que a mulher africana é chave para a prosperidade económica do continente.

Pietro Tiago informou que, em África, a proporção de negócios liderados por mulheres está a crescer anualmente, sendo que “um terço das empresas formais, na África subsariana, é chefiado por mulheres”.

A série financeira da Acção Financeira Afirmativa para as Mulheres em África (AFAWA, na sigla inglesa) em Angola é organizada pelo Fundo Africano de Garantia (AGF) e pelo Banco Africano de Desenvolvimento, em colaboração com a Associação Angolana dos Bancos.

A conferência sobre a “Acção Financeira Afirmativa para Mulheres em África (AFAWA), tem duração de três dias e conta com a participação de  representantes de instituições financeiras, membros do Governo angolano e dos principais parceiros da AFAWA. LIL/AC





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+