Cazenga – Técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) levam a cabo, no município do Cazenga, província de Luanda, uma campanha de sensibilização aos mercados locais sobre a importância do Censo da População e Habitação.
A actividade, inserida no programa do INE, engloba os aglomerados populacionais e as instituições públicas e privadas.
Segundo o membro do grupo técnico provincial do Censo para a província de Luanda, Seydú Guimarães, o programa de sensibilização, que teve início terça-feira, no mercado do ASA Branca, vai decorrer ao longo da semana nos mercados dos Kwanzas e Compão, distritos urbanos do Hoji Ya Henda e de 11 de Novembro, respectivamente.
"A sensibilização e mobilização dos cidadãos faz parte de uma das fases de preparação do processo que começa no dia 19 de Julho do corrente ano", salientou.
O recenseamento geral da população e habitação é um processo circunscrito para o território angolano e vai permitir que se saiba com precisão, o número de habitantes, quantos são homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem.
Com esta informação, o país poderá planificar melhor a distribuição de serviços essenciais para todos os angolanos.
Cazenga um dos nove municipios da provincia de Luanda, conta com os distritos urbanos do Tala Hadi, Cazenga Popular, Kima Kieza, Calwenda, Hoji Ya Henda e 11 de Novembro.PLA/ACS /ASS