Luanda - O Instituto Nacional de Estatística (INE) procedeu, segunda-feira, a abertura oficial da recolha de dados, em todo o país, de pelo menos seis mil empresas dos sectores agrícola, pecuário e aquícola.
Segundo uma nota a que a ANGOP teve acesso, hoje, trata-se da última fase do Recenseamento Agro-pecuário e sobre Pescas (RAPP), iniciado em 2019, pelo que a directora-geral da referida entidade, Chaney Rosa John, apela maior adesão dos empresários desses sectores em torno do processo.
Explicou que os dados a colectar das empresas poderão ser importantes para orientar a tomada de decisões, por parte do Executivo, empresários e pesquisadores, porquanto, para esta fase, o Instituto mobilizou 122 recenseadores, que estão a trabalhar na recolha de dados.
O INE garante que os recenseadores vão assegurar que a recolha seja feita de forma coerente, consistente e harmonizada, visando a conformidade com a estrutura estatística económica e socio-demográfica do país, a fim de salvaguardar o princípio da comparabilidade estatística.
Neste processo, o Ministério da Agricultura e Pescas será responsável pelos inquéritos complementares, para se obter dados mais precisos daquele sector.
Igualmente citado na nota, o coordenador técnico do Recenseamento Agro-pecuário e sobre Pescas, Domingos Silva, apresentou, na ocasião, as fases do recenseamento.
De acordo com o responsável, após a recolha dos dados das empresas dos segmentos agropecuário e aquícola, prevê-se apresentar os resultados dos inquéritos no período de Outubro a Novembro do ano em curso.
As fases anteriores a esta última, cuja data inicial foi alterada devido à Covid-19, consistiram na recolha de dados das famílias camponesas, em Angola, nos referidos subsectores de produção.