Lubango- O governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi Dala, destacou hoje, quinta-feira, no Lubango, os avanços registados na indústria extractiva e transformadora de minério, por estar a impulsionar a produção interna e ter garantido a entrada definitiva da província no mercado de exportação.
Nuno Mahapi fez esta apreciação, na cerimónia de cumprimento de fim-de-ano, tendo realçado que tal desiderato só foi possível graças a força, coragem e crença que os empresários têm nas potencialidades da província e tudo isso têe sido dos pilares fundamentais, para o progresso dos huilanos.
Segundo o governante, é na resiliência e visão desta classe que encontram a chave para o sucesso económico, pois constituem parceiros indispensáveis na promoção do investimento, na inovação e na criação de oportunidades de emprego.
Paralelamente ao sector industrial, apontou igualmente o sector agropecuário, que tem registado progressos concretos na diversificação e desenvolvimento, contribuindo decisivamente para a autossuficiência alimentar que tanto a província almeja.
Salientou que a província da Huíla tem-se afirmado como um destino de crescente interesse para o investimento externo em diversos sectores e este facto é um reconhecimento inequívoco do seu potencial.
“Contudo, cabe-nos a responsabilidade de criar as condições necessárias para que esses investimentos se traduzam em desenvolvimento efectivo, com impacto directo e positivo na qualidade de vida dos nossos cidadãos”, aludiu.
Enfatizou que na esfera económica, não obstante as adversidades enfrentadas, assistiram a um crescimento significativo, resultado do trabalho árduo dos empreendedores locais, apoiados pelas políticas e iniciativas do Governo, mas reconhece os desafios persistentes, renovando o compromisso na implementação de acções que promovam oportunidades justas e acessíveis para todos.
Estiveram presentes no evento magistrados judiciais e do Ministério Público, representantes dos Órgãos de Defesa e Segurança Nacional, de partidos políticos com assento no parlamento, administradores municipais, autoridades tradicionais, membros do Governo, sociedade civil huilana, entidades eclesiásticas e empresários.
Governador quer utilização responsável dos bens públicos
O governador Nuno Mahapi apelou aos cidadãos a uma utilização responsável e consciente dos bens públicos, para garantir maior durabilidade e permitir investimentos em outras áreas que possam impulsionar o desenvolvimento sustentável.
Detalhou que o Governo da Huíla investiu em áreas como saúde, educação e agricultura, e implementou projectos destinados a melhorar directamente a qualidade de vida das populações.
“Estes bens não são propriedade do governo, mas do povo, e devem ser explorados de forma eficiente, com resultados tangíveis para as nossas populações, assegurando a sua conservação e funcionalidade para as gerações futuras”.
Considerou que construção de novas unidades de saúde, estabelecimentos educacionais e instalações para serviços públicos, infra-estruturas de fornecimento de energia e água, que têm gerado impactos já visíveis em áreas essenciais, reflecte o compromisso do Governo com soluções concretas e duradouras.
Nestes domínios, explicou que criaram as condições para a expansão e melhoria dos serviços, no reforço do abastecimento de água potável em várias zonas ao longo da província e pelo alargamento da rede eléctrica.
“Este esforço é evidenciado não só no aumento da capacidade de produção hidroeléctrica na barragem da Matala, mas também no progresso do Ramal do Gove, a par da instalação e manutenção de novas centrais termelétricas nos municípios”.
Quanto às vias de comunicação, disse que está em franco desenvolvimento, com a integração de novas e já existentes vias. BP/PLB