Luanda – O Índice de Produção Industrial (IPI), em 2023, registou uma variação inferior a 2,5% em relação ao ano anterior, influenciada pela redução da actividade da indústria extractiva, que teve um desempenho de 3%.
Segundo os resultados do IPI disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no mesmo período, verificou-se variações positivas nas indústrias “Produção e Distribuição de Electricidade, Gás e Vapor”, com 7,2%, “Captação, Tratamento e Distribuição de Água e Saneamento” ( 0,3%) e “Indústrias Transformadoras” (0,02%).
Por outro lado, o INE avança que o Índice de Pessoal ao Serviço teve um decréscimo de 0,3%, enquanto o Índice das Horas Trabalhadas cifrou-se em 1,6%.
O objectivo do inquérito, que suporta à produção dos resultados apresentados dos índices em análise, é conhecer a estrutura, o crescimento e a produtividade do sector industrial em Angola, no período de referência.
Os referidos dados surge, igualmente, para produzir informação estatística de base para as contas nacionais, Governo, organizações internacionais, académicos, empresários e outros utilizadores. HM/QCB