Uíge – Mais de um milhão de mudas de café serão produzidas, até ao final deste ano, na província do Uíge, pelo Instituto Nacional de Café (INCA) local, para o fomento da produção dessa cultura na região.
Em 2023, o Instituto Nacional de Café (INCA) no Uíge produziu 553 mil 783 mudas de café.
Em declarações à ANGOP, nesta quinta-feira, o chefe do departamento do INCA no Uíge, Miguel Camoxi, disse que, para duplicar a produção, vão aumentar a produção de sementes do café e a entrega de bolsas de conservação de mudas aos produtores.
Disse que as mudas serão produzidas na estação experimental local, fazendas e nas brigadas técnicas, instaladas nos municípios do Uíge, Negage, Quitexe, Mucaba, Púri e Bungo.
Acrescentou que as mudas de café serão distribuídas a 4.651 produtores locais, para fomentar a produção do produto na região.
Com a melhoria do preço do café nos mercados nacionais e internacionais, os cafeicultores da província do Uíge estão a apostar na dinamização da produção do produto.
Esclareceu que, este ano, os produtores estimam uma colheita avaliada em 6.063 toneladas de café, superando os 4.006 toneladas da safra de 2023 e 3.300 toneladas do ano de 2022. NM/JAR