Dundo - Uma ponte metálica sobre o rio Luembe, no município de Cambulo, província da Lunda Norte, com capacidade de suportar 60 toneladas, foi inaugurada nesta segunda-feira, pelo governador local, Ernesto Muangala.
A infra-estrutura, que possui 77 mil metros de comprimento e 4,25 de largura, foi construída em dois meses e vai facilitar a ligação entre a sede municipal de Cambulo a comuna de Canzar, uma zona que faz fronteira com a República Democrática do Congo (RDC).
A construção da ponte resulta de uma parceria pública e privada e enquadra-se no programa de melhorias das redes viárias.
Na ocasião, o vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas, Lino dos Santos, disse que a inauguração da referida ponte vai tornar a circulação rodoviária mais fluída e dinamizar as trocas comerciais entre Angola e a RDC.
Desde o início do processo de reconstrução do país, foram reabilitadas, na província da Lunda Norte, 1.162 quilómetros de estradas, com realce para as estradas nacionais 225 e 180 Dundo/Luanda e Dundo/Saurimo(Lunda Sul), respectivamente, bem como construídas 34 pontes metálicas e de betão armado.
Na Estrada Nacional (EN) 225, dos 540 quilómetros, faltam por asfaltar 26, enquanto na EN -180 Dundo/Saurimo, dos mais de 300 km restam 20 por concluir.
No total, a Lunda Norte tem 812 quilómetros de vias fundamentais por reabilitar.