Ramiros - Uma incubadora de micro e pequenas empresas, denominada “Mumala”, foi inaugurada esta quarta-feira no Distrito Urbano do Futungo, município do Talatona, em Luanda, pela Organização Não-Governamental, Development Workshop (DW).
O Projecto “Mumala” em língua nacional Kimbundo significa “Ventre” , vai funcionar como um mecanismo de apoio ás iniciativas locais de jovens, actuando como um ecossistema físico e virtual com a partilha de recursos, potencialização das equipas de empreendedores de forma participativa e criativa.
Na ocasião, o Pedro Filipe, secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, disse que o Governo tem previsto cento e 48 mil estágios, no âmbito do programa de apoio as iniciativas locais de emprego e renda para jovens, visando o auto-emprego, multiplicação dos recursos e superação contínua dos jovens.
A incubadora agrupará, anualmente, iniciativas locais de jovens Universitários e do Ensino Técnico-Profissional que, no âmbito do Estágio Profissional, desenvolverão competências para o empreendedorismo, visando facilitar o arranque da iniciativa empresarial, permitindo que as empresas partilhem serviços essenciais.
A Development Workshop actua com programas de estágio profissional e comunitário a mais de dez anos e, desde 2018, com o programa de incubadora de empresas, tendo já lançado no mercado , 25 empreendedores e 19 empresas.
Conta com o apoio dos parceiros do Bloco 18, nomeadamente Agência Nacional de Petróleo e GÁS (ANPG), Azule Energy, SINOPEC, Sonangol, Ministério do Trabalho e Segurança Social, administrações dos distritos de Talatona e de Belas.