Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Parque industrial da Sino Ord ganha fábrica de material descartável

     Economia              
  • Bengo • Terça, 29 Outubro de 2024 | 14h26
Governadora do Bengo, Antónia Nelumba Inaugura da fabrica de material descartável na Barra do Dande
Governadora do Bengo, Antónia Nelumba Inaugura da fabrica de material descartável na Barra do Dande
DR

Caxito - Uma unidade industrial com capacidade de produção anual de 14 mil 280 toneladas de material para produção de fraldas, máscaras e batas hospitalares foi inaugurada hoje, terça-feira, no Parque Industrial da Sino Ord, na província do Bengo.

Denominada Polirock Química, a fábrica é um investimento privado chinês que aplicou 12 milhões 500 mil dólares na 1ª fase, perspectivando atingir os USD 15 milhões na 2ª fase.

A fábrica tem uma produção de mil toneladas por mês, sendo 300 toneladas de material de fraldas descartáveis e 700 toneladas de material para produção de máscaras e batas hospitalares.

Nesta fase inicial, a unidade fabril emprega 130 trabalhadores, sendo 110 nacionais e 20 estrangeiros, o que corresponde 78,8% da força de trabalho prevista para o referido projecto, que é de 165 empregados.

Ao intervir no acto de inauguração, o director da fábrica, Dai Xiongwei, ressaltou a importância do projecto e assegurou a aposta na formação de quadros angolanos.

Agradeceu o apoio do Governo Provincial do Bengo e disse que a fábrica vai impulsionar o desenvolvimento da comunidade, aumentar a arrecadação de impostos e contribuir para o desenvolvimento económico do país.

A governadora do Bengo, Maria Nelumba, elogiou o empreendimento, sobretudo pela criação de um grande número de empregos para jovens na província.

Frisou que a entrada em funcionamento da Polirock Química vai incentivar outros investidores estrangeiros a invistirem no Bengo e reiterou o apoio institucional do governo provincial.

Por sua vez, o director da Sino Ord, Liu Wende, explicou que o parque industrial conta actualmente com 14 empresas, actuando nas áreas da cerâmica, alumínio, logística, electrolítico, química, plástico, papel e entreposto.

Segundo Liu Wende, o investimento total no parque actualmente é de 390 milhões de dólares, tendo gerado 2 mil 230 empregos. Espera-se que até 2036, após a conclusão dos projectos, o número de empregos chegue aos cinco mil.

A previsão é que em 2036, após a conclusão da 1ª fase da fábrica de alumínio, o parque tenha uma receita de exportação de 250 milhões de dólares e uma receita anual de 400 milhões de dólares.

O director da Sino Ord disse que está previsto o lançamento, nos próximos tempos, do parque industrial de alta tecnologia metalúrgica, uma fábrica de vidro e um parque económico e florestal. CJ/PA





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+