Saurimo – Mil e 25 micro, pequenas e médias empresas foram certificadas, de 2012 a presente data, na província da Lunda Sul, pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).
Segundo o chefe do Departamento Provincial da instituição, Alcides de Jesus, os serviços de prestação de serviço melhoram, depois da apresentação da nova plataforma de certificação de empresas.
De momento, a instituição recebeu 52 pedidos, destes, apenas 26 foram aprovados.Os restantes processos apresentam insuficiência de documentos.
Fez saber que, a maior parte das empresas que existem na província, já foram certificadas, estando em curso a renovação de certificações de outras, onde para o presente ano, a meta é de atingir 150 instituições.
Sublinhou que os processos de certificação de empresas acarretam inúmeras vantagens, como a habilidade aos benefícios fiscais previstos, assim como a inscrição dos trabalhadores no sistema de Segurança Social, entre outros.
Sem avançar dados estatísticos, referiu que existem empresas que ainda não fizeram o registo de certificação, mas que as mesmas estão legalizadas e cumprem com as suas obrigações fiscais.
Por isso, o INAPEM tem estado a sensibilizar as mesmas no sentido de procederem à sua certificação, que deve ser renovada anualmente, para beneficiarem de várias isenções.
O técnico do INAPEM explicou que dentre os benefícios constam a redução dos impostos a serem pagos à Administração Geral Tributária e outros, assegurando que todo agente económico assíduo e participativo nos actos formativos desenvolvidos pelo INAPEM, tem a consciência dos grandes benefícios deste importante documento.
O INAPEM na Lunda Sul, para além certificação de empresas, nos últimos anos tem estado a capacitar jovens em matérias de empreendedorismo, gestão de pequenos negócios e outros afins.QB/JW/NE