Luena – Duzentas e 51 empresas que operam no ramo do comércio, prestação de serviços e agricultura, na província do Moxico, foram certificadas desde Janeiro até a presente data pelo Instituto Nacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).
Segundo o chefe de departamento local do INAPEM, Henriques Quiluange, que falava à ANGOP, em comparação com igual período anterior houve aumento de 57 empresas certificadas, devido ao processo de certificação via online implementada por esta instituição.
Neste período, foram formados 100 jovens do município fronteiriço do Luau em gestão de pequenos negócios, numa parceria com o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo da Juventude e dos Desportos, no âmbito do apoio ao empreendedorismo,
Informou, igualmente, que a província do Moxico dispõe de 10 produtos com o selo “Feito em Angola”, entre cereais, farinha de milho, farinha de bombo, detergentes (sabão em barra e lixívia), feijão, água de mesa, galinha viva e ovos.
Acrescentou que os produtos são de cinco empresas que actuam nos sectores da agricultura, micro indústria transformadora, avicultura, estando prevista a adesão de mais firmas.
O "Selo Feito em Angola” reestruturado à luz do Decreto Presidencial nº 160/22, de 17 de Junho tem como objectivo mobilizar as empresas para o desígnio do crescimento económico, procurando melhorar a competitividade dos bens, serviços e produtos do campo. MT/ TC/YD