Luanda - Trinta e nove mil e 65 empresas é o total de micro, pequenas e médias empresas certificadas, até presente data, pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), informou hoje o presidente do Conselho de Administração, João Nkosi.
Do total de empresas certificadas pelo INAPEM, 33 mil 316 são micro, 2 947 pequenas e 2 802 médias empresas. Além das empresas, o instituto certificou também 12 606 empreendedores, 140 startups, 62 incubadoras, 3 182 projectos.
O gestor deu esta informação no acto de assinatura de um protocolo de cooperação entre o INAPEM e Instituto para Promoção das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique (IPEME).
O acordo consiste, entre outros aspectos, no reforço das competências institucionais, visando o apoio às Médias Pequenas e Médias Empresas (MPME) dos dois países, nos vários domínios da actividade.
João Nkosi assinou o acordo da parte de Angola e de parte de Moçambique, a directora geral do IPEME, Joaquina Gumeta.
Na ocasião, o PCA do INAPEM realçou que Angola vai partilhar experiências sobre certificação de empresas com a sua similar de Moçambique, com vista a dinamizar o sector do micro, pequenas e médias empresas deste país.
Por via do protocolo, precisou a fonte, o INAPEM vai partilhar à sua experiência com o IPEME no capítulo da desburocratização do processo de certificação de empresas, já feita remotamente em Angola por qualquer utente que necessite do serviço.
“Vamos emprestar à nossa experiencia no domínio da desburocratização do processo de certificação de empresas, um passo que o IPEME gostaria de implementar em Moçambique para simplificar o acesso das MPME locais aos benefícios decorrentes da certificação”, afirmou o responsável.
Explicou que para a certificação basta que se aceda à plataforma criada para o efeito de forma simplificada e com capacidade de resposta em menos de 72 horas - uma realidade ainda não vivenciada pelas MPME de Moçambique.
Por seu lado, a directora geral do IPEME, Joaquina Gumeta, destacou a relevância do acordo para as duas entidades, realçando que pretendem cruzar sinergias sobre a legislação relativa às MPME.
“Angola já tem uma lei sobre às Micro Pequenas e Médias Empresas (MPME), mas Moçambique está neste momento a trabalhar pra desenvolver uma lei sobre as MPME”, referiu.
A cerimónia de assinatura do protocolo foi prestigiada pelo secretário de Estado do Planeamento, Milton Reis, gestores do INAPEM e representantes da Embaixada de Moçambique em Angola. JAM/PPA