Caxito – Trezentas e 22 empresas foram certificadas, de 2012 a esta data, na província do Bengo, pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).
Trata-se de 247 micro empresas, 34 pequenas e 41 médias.
Grande parte destas empresas está ligada ao sector da agricultura - cooperativas agrícolas e pecuárias, informou hoje, à ANGOP, o responsável do departamento da instituição, Sabino Rodrigues.
A província tem mais de 149 projectos em carteira no Ministério da Economia e Planeamento, dos quais 99 foram já encaminhados para o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).
Deste número (99), 78 foram aprovados e 58 financiados, num valor global de 2. 5 mil milhões de kwanzas.
Este financiamento enquadra-se nas medidas de alívio económico, do projecto de Apoio ao crédito (PAC) reestruturados, no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI).
No domínio da capacitação e formação, foram capacitados 285 promotores de negócios, no âmbito do programa “mais cidadania, e dois mil no programa de reconversão da Economia Informal (PREI).
Apesar de contar com menos empresas certificadas a nível do país, o Bengo é a quarta província com mais financiamento no domínio do PAC reestruturado, declarou.
Em relação ao “Feito em Angola”, produtos como os ovos, a ração, os fertilizantes e o material eléctrico produzidos na Angolaves, Fazenda Filomena (Panguila), e Serra e Coelho nas Mabubas possuem já os respectivos selos.
Em 2023, o inapem pretende melhorar os seus serviços para poder certificar 150 empresas e realizar, em Maio, o primeiro fórum provincial de desenvolvimento empresarial do Bengo.
Pretende também aumentar o número de empresas certificadas e fazer com que os promotores de negócios beneficiem das oportunidades ou iniciativas do Executivo no que respeita ao financiamento de alguns programas do Ministério da Economia e Planeamento.
O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias empresas (INAPM) no Bengo controla 322 empresas, entre micro, pequenas e médias, que desenvolvem actividades produtivas em diversos sectores.FS/IF