Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

INAPEM  certifica 37 mil empresas no país

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 24 Fevereiro de 2023 | 15h01
Vista parcial da Zona Económica Especial (Foto ilustração)
Vista parcial da Zona Económica Especial (Foto ilustração)
Divulgação

Luanda - O Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) certificou, desde 2022, mais de 37 mil empreendimentos, entre micro, pequenas e médias empresas, informou, esta sexta-feira, o administrador da instituição, Bráulio Augusto.

As referidas empresas certificadas, segundo o gestor, estão ligadas, maioritariamente, à produção e prestação de bens e serviços.

Bráulio Augusto, que falava durante o primeiro Encontro Metodológico sobre o Projecto de Elaboração da Estratégia Nacional de Empreendedorismo, frisou que tais dados provam a existência de maior interesse da sociedade civil, com destaque para os jovens, em empreender.

Conforme o responsável, tem havido uma dinâmica positiva, com o registo, todos os dias, do nascimento de novos empreendedores, deixando o país com incremento de cerca de sete a oito por cento em termos de crescimento a nível dos pequenos e médios investimentos no seguimento de mercado  de empreendedorismo.

O primeiro encontro de empreendedorismo visa, dentre outros objectivos,   promover um ambiente favorável ao empreendedorismo no país, como ferramenta para identificar lacunas e prioridades para acções futuras, assim como facilitar o diálogo entre as partes interessadas orientando-as para uma melhor compreensão dos pontos fortes e fracos do ecossistema de empreendedorismo nacional.

Durante o encontro, realizado pelo INAPEM, participaram distintas entidades, e nele foram abordados temas como “Optimizar o ambiente regulatório, melhorar a educação e as competências empreendedoras”, “ Facilitar o intercambio tecnológico e a inovação,”  “Melhorar o acesso às finanças  e promover a sensibilização e o Networking”, entre outros.

O encontro  resulta também da implementação do Programa Conjunto da União Europeia e Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (EU/CNUCED), designado por "Train for trade II”, que comporta outras seis (6) componentes maioritariamente voltadas ao reforço da actividade comercial em Angola

O objectivo do programa conjunto UE-CNUCED para Angola é melhorar as capacidades humanas e institucionais para promover políticas adequadas de diversificação económica em Angola e ajudar o país a construir uma economia mais resiliente, capaz de erradicar a pobreza.

O seminário  decorreu sob o lema "A estratégia como factor catalisador do empreendedorismo" e prevê a realização  de  vários encontros de auscultação que deverão ocorrer nos próximos dias em todo o território nacional, visando recolher contributos de suporte à elaboração da estratégia e assim torná-lo num documento mais inclusivo, participativo e ajustado à elaboração da Estratégia Nacional de Empreendedorismo (ENE). JAM/PPA





Notícias de Interesse

Indústrias expõe potencialidades no Lubango 

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 09h04

Justino Capapinha assume a liderança da JMPLA

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 03h36

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+