Huambo – Cento e 66 empresas foram certificados, este ano, pelo Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) na província do Huambo, informou, esta terça-feira, a responsável da instituição, Victória Carlos.
Em declarações à ANGOP, adiantou tratar-se de 157 micros, oito pequenas e uma média, no quadro da missão do INAPEM de ser o principal catalisador do crescimento empresarial e contribuição na diversificação da economia angolana.
Sem apresentar dados comparativos de 2023, informou que a instituição já certificou, desde 2012, na província do Huambo, mil 415 empresas, dos quais mil 281 micro, 87 pequenas e 47 médias.
Esclareceu que a certificação, feita em menos de 24 horas, habilita as empresas a ter benefícios, em função da Lei 30/11, de 13 de Setembro, que estabelece, dentre outras, as medidas de incentivo fiscais às micro, pequenas e médias empresas.
A responsável fez saber que foram, igualmente, realizadas acções de formalização das actividades económicas, consultoria e assistência técnica, capacitação e acesso ao financiamento e o serviço feito em Angola.
No domínio da capacitação, destacou a formação, este ano, de 250 mulheres sobre o empreendedorismo económico no agro-negócio, com conteúdos sobre técnicas de contabilidade, finanças empresariais, técnica de gestão agrária e liderança empresarial.
Já para o serviço Feito em Angola, que visa aumentar a notoriedade da produção nacional, informou que a província do Huambo conta com 25 empresas aprovadas, 21 aderentes e 61 produtos com o selo angolano visível em muitos estabelecimentos comerciais locais.
Vitória Carlos disse que o INAPEM prevê capacitar, em 2025, mais mil formandos em matérias de cooperativismo, liderança, gestão e criação de empresas, para que tenham as ferramentas de estabilidade nos negócios, para além de workshops sobre a importância da adesão ao selo feito em Angola, entre outros serviços.
O INAPEM é um instituto público, tutelado Ministério do Planeamento, que desenvolve actividades de formação e capacitação, certificação e classificação de empresas, formalização e consultoria técnica, financiamento, suporte ao empreendedorismo e serviços Feito em Angola. ZZN/ALH