Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

INACOQ considera urgente padronização do sistema angolano de qualidade

     Economia              
  • Malanje • Sexta, 22 Julho de 2022 | 15h05
Director-geral do INACOQ, José Sofia
Director-geral do INACOQ, José Sofia
Aurélio Cua

Malanje- O director-geral do Instituto Nacional de Controlo da Qualidade (INACOQ), José Sofia, considerou hoje, sexta-feira, ser urgente a padronização do sistema angolano de qualidade, para se evitar a aplicação de padrões de outros países.

Em entrevista à ANGOP, à margem do 2° Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Indústria e Comércio, o responsável referiu que a qualidade dos produtos do segmento alimentar é uma determinante da soberania do país, pelo que deve ser ajustada as políticas de coordenação dos padrões.

Neste sentido, disse que o INACOQ, desde a sua implementação há um ano, vem prestando ajudas às empresas na adaptação dos seus processos de qualidade às normas nacionais, visando garantir produtos seguros.

No primeiro ano de actividade, acrescentou, o INACOQ arrecadou 180 milhões de kwanzas em acções de controlo e certificação de qualidade, auditorias de qualidade, assistência técnica de conformidade e laboratorial.

Actualmente, o instituto assiste 100 empresas e analisa 600 amostras.

O Instituto Nacional de Controlo da Qualidade (INACOQ) foi criado por Decreto Presidencial N°177/21, de 16 de Julho, com o objectivo de controlar e certificar a qualidade dos produtos e processos do segmento alimentar e de bebidas no país.





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+