Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Imunizados mais de sete mil canídeos no Cunene

     Economia              
  • Cunene • Sábado, 28 Setembro de 2024 | 13h48
Cães vadios podem transmitir raiva às pessoas
Cães vadios podem transmitir raiva às pessoas
Divulgação

Ondjiva - Sete mil e 720 canídeos foram imunizados contra a raiva nos últimos oito meses, na província do Cunene, contra os quatro mil 743 de igual período de 2023, informou, sexta-feira, o chefe dos Serviços de Veterinária, Cláudio Simões.

Em declarações à ANGOP, a propósito do Dia Mundial de Combate à Raiva, a assinalar-se  nesta data (28 de Setembro), disse que este ano, a cobertura vacinal é considerada positiva, face a adesão dos criadores sobretudo na zona urbana.

Ressaltou o facto de o problema recair para a área rural, tendo em conta as características da população local que vivem separadas uma das outras, pelo que se está a trabalhar na comunicação em línguas locais para consciencializar as comunidades sobre a importância da imunização de animais de estimação.

“Desde o mês de Maio que estamos a trabalhar a nível dos municípios em colaboração das autoridades tradicionais e igreja na mobilização e fixação de alguns pontos de vacinação comunitária, de modo a dar maior cobertura e cortar o ciclo de transmissão da raiva”, ressaltou.

O responsável fez saber que o órgão recepcionou 20 mil doses de vacinas, que estão a ser aplicadas mediante as campanhas de rotina em curso no departamento provincial e nas administrações municipais.

Em termos de mordeduras, apontou o registo de oito casos, sem no entanto evoluirem para casos de raiva, contra os 150 casos de mordeduras e 10 casos de raiva registados em 2023.

Outrossim, afirmou que a par da vacinação de rotina, está em preparação o lançamento da campanha nacional massiva de imunização de animais de estimação denominada “Uma só saúde humana, animal e ambiental “ com financiamento do Banco Mundial a decorrer nos próximos dias.

Para o  Cunene, acrescentou toda componente logística está criada, assim como deu-se início com a formação de brigadistas e supervisores, num total de 36 que serão distribuídos em 18 brigadas encarregues de vacinar 70 por cento da população animal.

Apelou aos proprietários destes animais afim de ganharem a consciência e responsabilidade de que a raiva é uma doença 100 por cento  fatal, evitando que os cães deambulem pelas ruas, por constituir  perigo  a saúde pública.

Ressaltou ainda a necessidade das administrações municipais criarem canis/gatis,  para recolha de animais vadios.

A raiva é uma zoonose causada por um vírus que infecta animais domésticos e selvagens e se transmite às pessoas pelo contacto com a saliva infectada através de mordidas ou arranhões.

O Dia Mundial da Raiva é celebrado todos os anos a 28 de Setembro, em homenagem a Louis Pasteur, falecido neste dia, que foi quem desenvolveu a primeira vacina eficaz contra a raiva.

Promovido pela Aliança Global para o Controle da Raiva, a data tem por finalidade criar consciência sobre as consequências da raiva humana e animal e explicar a maneira de prevení-la.FI/LHE/SEC

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+