Ondjiva - Duzentos e 38 mil e 190 cabeças de gado bovino foram imunizados ontra a peripneumonia contagiosa bovina (PPCB), dermatiti nodular, carbúnculo hemático e sintomático, durante a campanha de vacinação animal, que decorre desde 17 de Maio do corrente ano, na província do Cunene.
A informação foi prestada, esta terça-feira, à ANGOP pelo chefe de departamento dos Serviços de Veterinária do Cunene, Cláudio Simão, referindo que a campanha decorre de forma razoável. A intenção era vacinar cerca de 900 mil cabeças, mas devido ao número reduzido de vacinas não será possível fazer a cobertura total e assegurar a sanidade do efectivo bovino.
“Infelizmente as quantidades de vacinas recepcionadas foram inferiores à planificação da província, que era vacinar um maior número do gado", sustentou.
Cláudio Simão fez saber que o processo, que decorrerá até finais de Julho, conta com a disponibilidade de 500 mil doses da PPCB, 300 mil de carbúnculos sintomáticos e igual número de carbúnculo hemático e 100 mil doses da dermatiti nodular.
Lembrou que a campanha massiva de vacinação animal conta com 120 técnicos distribuídos em 30 brigadas de 335 mangas instaladas nos seis municípios.
Entretanto, louvou a adesão dos criadores às mangas de vacinação com o seu gado, fruto da mobilização feita através dos órgãos de comunicação social e autoridades locais.
A par da vacinação bovina, acrescentou que de forma sincronizada decorre a vacinação contra raiva, que permitiu imunizar três mil 624 canídeos e 11 felinos.
Disse que estão disponíveis 20 mil doses de vacinas, prevendo o aumento até final de Dezembro.
Apelou aos criadores de animais de estimação a recorrer a vacinação anti-rabica periódica, para cortar o ciclo de transmissão da doença na comunidade.
Dados do gabinete da Agricultura e Pecuária do Cunene apontam para existência de um milhão e 100 mil cabeças de gado desse 78 porcento em posse de criadores tradicionais.FI/LHE/ASS