Imposto Predial rende 60 milhões de Kwanzas

     Economia              
  • Cunene • Terça, 15 Fevereiro de 2022 | 14h40
Um ângulo da cidade de Ondjiva, província do Cunene
Um ângulo da cidade de Ondjiva, província do Cunene
Tarcísio Vilela

Cunene - Sessenta milhões 768 mil  105 kwanzas foram arrecadados durante o ano de 2021, pela Repartição Fiscal de Ondjiva, província do Cunene, através do pagamento de Imposto Predial.

Comparativamente ao ano anterior registou-se um aumento de três milhões 295 mil e111 kwanzas.

A informação foi avançada, nesta terça-feira à ANGOP, pelo chefe de Repartição Fiscal do Cuanhama, Mussuku Cambinda, tendo esclarecido que o aumento de receitas deveu-se às campanhas de sensibilização e acções de fiscalização, que permitiram a adesão voluntária por parte dos contribuintes.

Explicou que estão inscritos mais de 310 imóveis nos municípios do Cuanhama, Namacunde, Ombadja e Cahama.

Lembrou que com a entrada em vigor da Lei nº 20/20 de 9 de Julho, o Imposto Predial Urbano (IPU) deixou de existir e deu lugar ao Imposto Predial, com uma base de colecta mais abrangente, que inclui os imóveis com valor patrimonial abaixo de cinco milhões de kwanzas (antes isentos).

Segundo o responsável,  a taxa do Imposto Predial é determinada de acordo com uma tabela na qual o imóvel, cujo valor é até cinco milhões é aplicada a taxa de 0,1 por cento, superior a seis milhões tem uma taxa fixa de cinco mil kwanzas ano e superior a seis milhões de kwanzas, deduz-se os cinco milhões e ao excedente aplica-se a taxa de 0,5 por cento.

Mussuku Cambinda apelou aos proprietários de imóveis e instituições públicas no sentido de dirigirem-se à repartição fiscal, a fim de serem cadastrados na matriz predial.

O Imposto Predial incide sobre o valor patrimonial ou renda dos prédios urbanos e rústicos e bem assim sobre as transmissões gratuitas ou onerosas de bens imóveis, qualquer que seja o título a que tais transmissões são operadas





Notícias de Interesse

Enfermeiras detidas por desviou de fármacos no Cunene

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 16h41

Agentes comunitários beneficiam de subsídios

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 16h38

Detido técnico do Censo por fraude em Caluquembe

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 16h37

Taça CAF: Bravos do Maquis apura-se para a fase de grupos

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 16h31

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+