Kiwaba Nzoji - Trinta e oito expositores, entre fazendeiros e membros de associações e cooperativas agrícolas, participam desde hoje, terça-feira, na segunda edição da feira agrícola do município de Kiwaba Nzoji, visando a comercialização das respectivas produções.
Denominada Nzoji, a feira enquadra-se no âmbito das comemorações dos 51 anos da vila do município, a assinalar-se quarta-feira (28) e do centenário do primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto.
Com duração de dois dias, o evento visa ainda a divulgação das potencialidades agrícolas da região, promover o escoamento dos excedentes de produção.
Para além do município anfitrião, a feira conta com a participação de produtores dos municípios de Malanje, Calandula, Cangandala, Cahombo, Marimba e Quirina.
No acto de abertura do evento, o director do gabinete provincial de desenvolvimento económico integrado, José Domingos, considerou a actividade como um importante espaço de interação entre produtores e compradores e uma oportunidade de comercialização dos alimentos.
Realçou que a mesma impulsiona também o aumento da produção agrícola e redução das importações, por isso, o governo vem abraçando iniciativas do género e financiando projectos das cooperativas e associações agrícolas tendentes a melhoria dos níveis de produção.
Por sua vez, o administrador municipal de Kiwaba Nzoji, Inácio Cabedal, garantiu a contínua aposta da administração no fomento da actividade agrícola, como base para o desenvolvimento local.
A feira Nzoji decorre sob o lema “Apostar na produção e comercialização, como factor decisivo para o desenvolvimento sustentável”.
A primeira edição aconteceu em 2021.