Luanda - Uma delegação do Instituto Geológico dos Estados da América está no país para estabelecer relações com o Instituto Geológico de Angola (IGEO), com foco na investigação geológica, em especial dos minerais críticos para a transição energética.
Esta informação foi prestada hoje, em Luanda, pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, quando falava aos jornalistas sobre o encontro com a delegação americana.
“Estamos a procura que o nosso instituto estabeleça relações com os melhores e maiores institutos geológicos do mundo. Já o conseguimos com alguns institutos como Instituto Geológico da Alemanha e, agora, estamos também a estabelecer relações com o Instituto Geológico dos Estados Unidos”, frisou.
O Instituto Geológico de Angola (IGEO), instituição que tem a missão de fornecer informação geológica credível ao Estado, aos investidores e à academia, está localizado na Centralidade do Kilamba, na província de Luanda.
O empreendimento foi construído numa área de 44. 650 metros quadrados e comporta um edifício-sede, laboratórios de prospecção física, de análises químicas e área social.
Os laboratórios estão apetrechados com equipamentos modernos para a preparação física de amostras geológicas, análises químicas e físicas de rochas, minerais e água.
Em relação à informação geológica, o IGEO agrega uma base de dados com um grande acervo do conhecimento geológico do território angolano, produzido anteriormente e no quadro do Plano Nacional de Geologia.
Para além de Luanda, o IGEO conta com centros regionais na cidade do Lubango (Huíla) e Saurimo (Lunda Sul).
O laboratório de Luanda tem a função mais completa, com o foco em micro-análise. O do Lubango, para além de análises genéricas, possui capacidade de preparação e análise de rochas ornamentais e minerais, enquanto o de Saurimo realiza análise geocientifica genérica.
Tulelado pelo Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, o IGEO tem por missão a execução e a coordenação da cartografia geológica e do estudo dos recursos minerais, tendo em conta o carácter e a política mineira estabelecida pelo Governo.