Luena - Mais de nove mil hectares de áreas aráveis foram concedidas às cooperativas agrícolas que concorrem ao crédito, no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), na província do Moxico.
O título de concessão de terra, concedido pelo pelo Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA), é uma das exigências que habilita as associações empresariais e cooperativas agrícolas a terem acesso ao referido crédito.
Em declarações hoje à ANGOP, o chefe dos Serviços Provinciais do IGCA, no Moxico, Jacinto Calia Alia, disse que os referidos títulos de concessão de terra foram solicitados por 20 cooperativas agrícolas, dos nove municípios da província.
Sobre as recentes queixas apresentadas por algumas associações empresariais e cooperativas agrícolas, relativas a “sérias dificuldades” no tratamento do título de concessão de terra, o responsável afirmou que a falta de informação sobre os procedimentos de requisição está na base do referido problema.
Esclareceu que, com vista a acelerar e facilitar as cooperativas no acesso ao crédito do PRODESI, as empresas sem capacidade financeira para aquisição de direitos de superfícies estão a beneficiar de declarações provisórias para servir como garantia junto do credor.
O PRODESI (Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações) é uma iniciativa do Executivo para acelerar a diversificação da produção nacional e geração de riqueza, num conjunto de produções, com maior potencial de geração de valor de exportação e substituição de importações.
O mesmo incide sobre os sectores da Alimentação e Agro-indústria, Recursos Minerais, Petróleo e Gás Natural, Florestal, Têxteis, Vestuário e Calçado, Construção e Obras Públicas, Tecnologias de Informação e Telecomunicações, Saúde, Educação, Formação e Investigação Científica, Turismo e Lazer.