Luanda – O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) lançou, segunda-feira, o concurso público para a privatização, na modalidade de alienação de acções, de 30% do capital social da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA S.A).
O concurso limitado por prévia qualificação está também aberto a investidores estrangeiros, de acordo com a nota do IGAPE a que a ANGOP teve acesso.
As candidaturas, de acordo com o IGAPE, devem ser apresentadas a contar da data do anúncio do concurso até as 23h:59, do dia 23 de Setembro de 2022, por via electrónica: bodiva.concurso@igape.co.ao
São critérios de adjudicação, o melhor preço por acção, e que corresponderá ao melhor preço que, de acordo com a análise das propostas admitidas, permita a alienação da totalidade, ou do maior número de acções, e que garanta uma dispersão das acções por, pelo menos, 50% dos concorrentes que apresentem propostas válidas.
A BODIVA é uma sociedade anónima, cujo objecto social consiste na gestão dos mercados regulamentados em Angola, com realce para a prestação de serviços relativos a emissão e negociação de valores mobiliários e outros instrumentos.
Entre outros objectivos, a BODIVA tem a responsabilidade de distribuir e comercializar informações relativas a mercados de instrumentos financeiros, bem como, no desenvolvimento e gestão de programas informáticos destinados à contratação e à transmissão de ordens ou de dados, no âmbito do mercado de capitais.
O Programa de Privatizações 2019-2022, tendo como principal objectivo a promoção de condições mais favoráveis ao investimento privado e a aquisição de know-how e competências específicas para a reestruturação e redimensionamento do sector empresarial público.
No quadro deste programa já foram privatizados 84 activos e participações do Estado, de um total de 132 a privatizar, e estão em concurso processos de outros activos relevantes do sector financeiro, das telecomunicações e indústria.