IDF no Huambo prevê colher 15 toneladas de mel

     Economia              
  • Huambo • Quinta, 13 Abril de 2023 | 13h05
Produção de mel
Produção de mel
José Cachiva - ANGOP

Huambo – O Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) prevê colher, este ano, 15 toneladas de mel, em produção por 27 cooperativas dos municípios do Bailundo, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo e Mungo, soube a ANGOP.

A informação foi prestada, esta quinta-feira, à ANGOP, pelo chefe de secção dos Serviços Técnicos e Fiscalização do IDF na província do Huambo, Admilthon Caetano, que augura por uma boa produção, em consequência das chuvas que caem frequentemente, nos últimos meses, nesta região do país.

Referiu que as 27 cooperativas dos apicultores controladas pelo IDF colheram, em 2022, apenas sete toneladas de mel, em consequência das queimadas anárquicas das florestas e das poucas chuvas que caíram nesta região do Planalto Central.

O responsável disse que as cooperativas possuem mais de 200 associados, com cerca de 300 colmeias tradicionais cada.

Informou que a instituição tem estado a distribuir kits de produção e a formar os apicultores em diversas matérias, com o objectivo de tirá-los do processamento artesanal para o moderno, para além do aumento da colheita.

Acrescentou que o IDF distribuiu, nos últimos três meses, 50 colmeias melhoradas, fatos e fumigadores, incluindo a prestação de suporte técnico, numa parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade José Eduardo dos Santos, com foco nas melhores práticas de produção.

Admilthon Caetano lamentou as constantes queimadas anárquicas na época seca, muitas delas realizadas pelos agricultores ao longo das colmeias, por estarem a condicionar a produção do mel na província do Huambo colhida, normalmente, em Junho e Outubro, respectivamente.

Adiantou que o mel produzido no Huambo tem como principais mercados as províncias de Benguela, Bié, Cuanza Sul e Huíla.

O mel é produzido pelas abelhas operárias que sugam o néctar das flores armazenando-o no seu segundo estômago especial, enquanto voam de volta para a colmeia e entregando o mesmo néctar para as abelhas de “mastigação”.

Para além de ser um óptimo adoçante natural, tem vários benefícios, pois, conta com uma acção anti-microbiana capaz de impedir o crescimento ou destruir micro - organismos e, assim, protegê-lo contra inúmeras doenças.

Pelas suas qualidades adstringentes e suavizantes, o mel é, igualmente, utilizado largamente na cosmética: cremes, máscaras de limpeza facial, tónicos, entre outros.  ZZN/ALH





Notícias de Interesse

Está cumprida a minha missão - Roque Sapiri

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 20h13

Apuramento “inédito” marca semana desportiva

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 19h25

Assembleia Geral da ONU aprova Pacto para o Futuro

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 17h47

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+