Luanda – A cooperativa Cana Cassassa do município de Icolo e Bengo, venceu, este domingo, o grande prémio da primeira edição da Feira das Comunidades, que decorreu de 30 de Agosto a 1 de Setembro deste ano, no largo do Soweto, em Luanda.
Por esse facto, a cooperativa foi premiada com o valor de um milhão e 500 mil kwanzas.
No certame, foram também distinguidos os distritos urbanos da Maianga, com o prémio “Melhor participação e empenho” e da Samba (Melhor Stand), que receberam um milhão de kwanzas cada.
Na sequência, a cooperativa de pescas artesanais “Mama Weza” foi galardoada com o Prémio Revelação, enquanto a Associação de Mulheres Empresárias de Luanda (ASSOMEL) arrebatou o prémio Empreendedor Digital e o Comando Municipal de Luanda da Polícia Nacional venceu a categoria Instituição Pública, que receberam 500 mil kwanzas cada.
No acto de encerramento da feira, o director provincial da Agricultura, Pecuária e Pesca, João Pedro, ressaltou que a cooperação e a troca de experiência proporcionada pelo evento forma essenciais para o alcance do objectivo final da iniciativa, com realce para o desenvolvimento e sustentabilidade das famílias.
O certame, organizado pelo Governo Provincial de Luanda (GPL), através dos gabinetes da Agricultura e do Comércio Integrado, contou com a participação de mais de 100 expositores, que apresentaram uma diversidade de produtos agrícolas, pescas, avicultura, artesanato, aquicultura, entre outros.
A iniciativa, que vai decorrer quinzenalmente no quadro do Programa de Reordenamento do Comércio (PRC) gizado pelo GPL, tem como um dos principais objectivos demonstrar a existência de locais alternativos para a venda em melhores condições de comodidade, higiene e segurança.
De acordo com dados provisórios avançados pela organização, durante os três dias foram arrecadados mais de 29 milhões de kwanzas). LDN/QCB