Icolo e Bengo marcha em apoio ao Censo2024

     Economia              
  • Luanda • Terça, 17 Setembro de 2024 | 14h10
Cartaz do Censo-2024
Cartaz do Censo-2024
Domingos Cardoso - ANGOP

Icolo e Bengo - Centenas de cidadãos no município de Icolo e Bengo, província de Luanda, marcharam hoje, terça-feira, no distrito urbano de Bela Vista, em apoio ao Censo Geral da População e Habitação, que arranca quinta-feira, 19, em todo o país.

A marcha que integrou cidadãos de vários estratos sociais do Icolo e Bengo, teve como percurso as várias artérias do interior da Centralidade do 44, despertando a sociedade da importância do acto (Censo2024).

Na ocasião, a coordenadora adjunta do Censo2024 no Icolo e Bengo, Catarina Rangel Leite, disse que está tudo preparado para o arranque do Censo no município e, esta marcha simbolizou o encerramento da campanha de sensibilização iniciada em Junho deste ano.

"O nosso objectivo com a marcha foi para galvanizar à população sobre o valor do acto e lhes preparar para melhor receberem os agentes do censo em suas casas", precisou a responsável.

Cataria Leite sublinhou que para o processo de inquérito às famílias, o Icolo e Bengo conta com 655 agentes de campo que realizarão os cadastros a nível das quatros comunas e os dois distritos urbanos.

A responsável apelou à participação de todos no processo, de maneira a ajudar o Governo a saber o número real da população e traçar novas políticas sociais e económicas.

O Censo2024

Este é o segundo Recenseamento Geral da População e da Habitação, a realizar-se em Angola. O primeiro aconteceu em 2014.

O Censo 2024 terá início no dia 19 de Setembro de 2024 e decorrerá durante 30 dias, sob o lema “Juntos contamos por Angola” e abrangerá os 164 municípios, 518 comunas, 44 distritos urbanos e 23.832 aldeias das 18 províncias do país.

O Instituto Nacional de Estatística (INE), responsável pela execução, garante que estão criadas todas as condições para a realização do evento de recolha de dados demográficos e habitacionais em todo o país, envolvendo mais de 92 mil profissionais, entre recenseadores, assistentes técnicos, logísticos e motoristas.

Para o êxito da actividade, o Executivo disponibilizou cerca de 30 mil milhões de kwanzas para cobrir as despesas relacionadas com a preparação do Censo 2024. CLAU/AJQ





+