Huíla vacina mais de um milhão de bovinos

     Economia           
  • Huíla     Segunda, 02 Maio De 2022    19h28  
Huíla: Vacinação bovina
Huíla: Vacinação bovina
Morais Silva

Caluquembe – Um milhão e duzentas mil cabeças de gado bovino é a meta a vacinar na província da Huíla, na campanha que hoje, segunda-feira, arrancou no município de Cacluquembe.

A campanha abrangerá os 14 municípios nos próximos dois meses, tem o foco nos criadores tradicionais, os maiores detentores do efectivo ganadeiro da província e incide sobre o carbúnculo hemático e sintomático, peripneumonia contagiosa e a dermatite nodular.

O director-geral dos Serviços de Veterinária de Angola, Henriques Gime, que fez o lançamento da campanha, chamou a atenção aos criadores para que levem o gado às mangas de vacinação, com vista a prevenção das principais doenças e salvaguarda da vida dos rebanhos.

Destacou ser necessário uma ampla mobilização rural, para que os pastores afluam em massa à campanha,  por ser uma  actividade que busca fazer uma cobertura mais abrangente e dirimir a mortalidade do gado.

Por sua vez, o director do gabinete provincial da Agricultura, Pedro Conde, disse que a meta  é vacinar mais de um milhão e 200 mil cabeças de gado bovino nos 14 municípios, de acordo com as condições criadas na província.

Entretanto, a administradora municipal de Caluquembe, Mariana Soma, enalteceu a escolha do seu município que  tem um efectivo ganadeiro de mais de cem mil cabeças e  considerou ser uma área que precisa de investimento.

A Huíla detém o maior efectivo ganadeiro do país, com mais de três milhões de cabeças, 90 por cento delas nas mãos de criadores autóctones. A vacinação do gado não acontecia desde 2020, devido a problemas logísticos provocados pela covid-19.





+