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Huíla quer dinamizar comércio rural para agregar valor à produção 

     Economia              
  • Huíla • Quarta, 18 Dezembro de 2024 | 11h19
Feira da Batata e do Natal
Feira da Batata e do Natal
Amélia de Oliveira-ANGOP

Lubango- A dinamização do comércio rural, com o aumento da produção, através da mecanização agrícola, da criação de armazéns rurais e câmaras de conservação dos produtos nos principais corredores agrícolas, consta do desafio da província da Huíla para agregar o devido valor à cadeia logística do sector produtivo.

A informação foi avançada pelo director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado da Huíla, Domingos Kalumana, durante a abertura da 7ª edição da feira da Batata e a 14ª do Natal nesta terça-feira, eventos que decorrem em simultâneo até sábado, 21.  

Declarou terem já na Matala algumas câmaras com capacidade superior a mil e 400 toneladas, um armazenamento que vai permitir conservar a produção não só do município detentor dos equipamentos, mas os circunvizinhos como a Jamba, Chicomba e Quipungo.  

Manifestou terem também o corredor de Caconda, Caluquembe e Cacula, que também é um ponto de produção e precisa de infra-estruturas desta natureza para a produção agrícola nos períodos de excesso possa ser conservado para o de maior escassez.  

“Temos ainda o corredor da Chibia e Gambos, que faz ligação com o Lubango e a Humpata, que, apesar de ter algumas infra-estruturas, precisam de dar resposta ao volume de produção, mas os desafios se estendem no surgimento das micro-indústrias para processamento de pequenos produtos agrícola”, manifestou.

Domingos Kalumana apontou ainda o escoamento como um desafio no processo, das principais zonas de produção para as grandes superfícies comerciais e os mercados informais, pelo que há necessidade da cadeia funcionar em pleno.

Tais dificuldades, segundo a fonte, podem ser mitigadas com pequenos agentes económicos excedentários que podem olhar como oportunidade de negócio e poder gerar riquezas para as suas empresas, desde a comunidade empresarial, pesquenos agentes individuais, associações empresariais e cooperativas.  

O desafio de fomentar o comércio rural na Huíla, que constitui uma placa giratória para a Região Sul, é primordial porque precisam fomentar não só a produção mas também a comercialização, onde o produtor dedica-se só a produzir, os comerciantes a promover o escoamento, ter os armazéns rurais e as micro-indústrias, para completar a cadeia logística.

Huíla expõe toneladas de batata 

Pelo menos 15 toneladas de batata estão expostas no evento,  com a finalidade de promover a produção nacional e ajudar os produtores a comercializar directamente ao consumidor.  

A actividade decorre até sábado, 21, e congrega até ao momento 50 expositores.

O evento acontece no quadro do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI) e é promovido pelo Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado da Huíla e a Associação Agro-pecuária Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL).

Ambas feiras enquadram-se ainda no Programa de Desenvolvimento do Comércio Rural, que visa fomentar a produção, a comercialização e levar os produtos à mesa das famílias.

O evento, realizado anualmente no mês de Dezembro, espera, ao todo, ter uma bolsa de negócios superior a 10 milhões de kwanzas.

A edição anterior arrecadou 4.5 milhões de kwanzas e congregou 75 expositores. EM/PLB

 

 





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