Lubango - Cinquenta jovens do Lubango beneficiaram, em 2024, de estágios profissionais no Hotel Chik Chik, no quadro de um programa aquisição de conhecimentos prático de recém-formados pelo Instituto Politécnico do Lubango (IPOLUB).
Trata-se de estudantes finalistas do curso de atendimento, restauração e alojamento, acção enquadrada numa parceria público-privada rubricada em 2023, com vista a dar melhor resposta as exig~encia dos empregadores do ramo, aliando a teoria à prática.
Falando hoje, sábado, à ANGOP, no Lubango, o director-geral daquela unidade hoteleira, Paulo Tiongo, afirmou que a ideia é de dotar os formandos de capacidades técnicas e um bom desempenho quando estiverem no exercício das suas funções.
Sublinhou que um dos objectivos é de contribuir para a diminuição do défice que a província da Huíla apresenta nesses serviços, sendo que 30 por cento dos estagiários acabaram por ser contratados.
Para ele, o estágio constitui a melhor forma de contribuir para a melhoria da prestação de serviços que, actualmente, ainda é considerado como incipiente nas unidades no ramo e na restauração.
“É necessário que os jovens se interessem a procurar a fazer cursos de hotelaria e de turismo, para se tornarem grandes profissionais ou lideres, de tal forma que eu também iniciei fazendo estágio em 1998 a 2002 no hotel Alameda, em Luanda e hoje estou aqui a dar a mesma oportunidades a outros jovens”, disse.
Este factor, continuou, catapultou-lhe a director-geral, no hotel Chik Chik Lubango depois de passar por Cabinda.
Hotel anuncia incentivos para feriados e datas especiais
Paulo Tiongo anunciou para o presente ano a realização da 10ª edição da “Tour Chik Chik” no Namibe, em Março próximo, onde se prevê juntar mais de 250 turistas nacionais e estrangeiros, da gastronomia local com a apresentação de pratos confeccionados na região sul do país.
Anunciou que a unidade vai implementar produtos especiais para feriados e outras efemérides como o 14 de Fevereiro, com desconto de 15 por cento, assim como em Agosto durante as Festas da Senhora do Monte. JT/MS