Lobito -O embaixador em exercício da Holanda, Marc Léon Mazairac, manifestou este sábado a intenção de o seu país importar abacate e limão de Angola para consumo e exportação para outros países europeus.
O diplomata holandês, que efectua há uma semana uma visita pelas zonas situadas ao longo do Corredor do Lobito, para se inteirar das potencialidades agrícolas da região, declarou à imprensa que o pacote inclui outros produtos produzidos em Angola.
Marc Léon Mazairac é de opinião que Angola pode tornar-se num centro de distribuição de produtos para exportação, a exemplo da Holanda, na Europa, devido à vantagem marítima e a posição geográfica do Porto do Lobito.
“Vamos trabalhar em conjunto e esperamos que Angola adquira a nossa experiência para, além do consumo interno, servir também outros países, através do Porto e do Caminho de Ferro de Benguela (CFB)”, afirmou.
A digressão, que culminou com a visita ao Porto do Lobito e ao Caminho de Ferro de Benguela (CFB), serviu para se inteirar das capacidades operacionais, para passar da intenção à prática.
Questionado sobre as condições encontradas no Porto do Lobito, confirmou que o mesmo está bem equipado e com boas condições operacionais.
“O Porto tem condições para receber contentores frigoríficos, para a conservação de produtos perecíveis como peixe e outros. Isso satisfaz as nossas aspirações”, ressaltou.