Hidroportos inicia construção de cubos de betão

     Economia           
  • Cuanza Sul     Quarta, 08 Novembro De 2023    18h15  
1 / 2
Pedras para construção de esporões
Pedras para construção de esporões
Luis Catraio-Angop
2 / 2
Cubos para construção de esporões
Cubos para construção de esporões
Luis Catraio-Angop

Porto Amboim – A Empresa Nacional de Obras Hidráulicas e Portuárias (Hidroportos) iniciou a construção de cubos de betão de 2.4 toneladas e armazenamento de pedras para estabilizar a zona costeira da cidade do Porto Amboim, província do Cuanza Sul.

Esta informação foi prestada pelo vice-governador do Cuanza Sul para o sector Técnico e Infraestruturas, Heitor Alfredo, que efectuou hoje, quarta-feira, uma visita aos estaleiros da Hidroportos.

O responsável confirmou que se “regista uma enorme concentração de pedras e cubos de betão que estão a ser produzidos no estaleiro, dá-nos segurança do trabalho para se conter as calemas, através da construção de esporões, que terão 10 metros de largura e 150 metros de comprimentos".

Já o director-geral da Hidroportos, Domingos Palanca, disse que estão a ser equacionado a quantidade de cimento a ser usado para feitura dos cubos de betão.  

“Visitamos uma pedreira na periferia da cidade do Porto Amboim e auguramos brevemente obter uma licença de exploração”, disse, acrescentando que serão construídos 10 esporões, numa extensão linear de dois quilómetros e 70 metros, desde a costa ao mar.

As obras terminam em Julho de 2024, tendo assegurado que serão colocadas rochas calcárias (pedras) e na cabeça dos esporões, cubos de betão de 2.4 toneladas.

Entre 2018 e 2020 foram construídos oito esporões que visavam preservar a linha costeira.

Este ano, as calemas mataram um pescador e feriram  quatros outros, quando, de forma separada, se faziam a costa marítima para o desembarque do pescado. LC/AC





+