GUE constitui mais de mil empresas em Malanje

     Economia           
  • Malanje     Quinta, 19 Janeiro De 2023    11h41  
Administrador do GUE em Malanje, Nelson Lages
Administrador do GUE em Malanje, Nelson Lages
Nelson Costa

Malanje- Mil e 747 empresas, entre sociedades, individuais e cooperativas, foram constituídas pelo Guichê Único de Empresa (GUE), em Malanje, durante o ano 2022, no âmbito das políticas de investimentos e de empreendedorismo em curso no país.

Deste número, 820 foram criadas através do Programa de Reconversação da Economia Informal (PREI), sendo as sociedades uni-pessoal e pluri-pessoal, dos ramos de comércio e prestação de serviço, as naturezas de empresas mais abertas.

A informação foi dada hoje, à ANGOP, pelo administrador do GUE em Malanje, Nelson Lages, tendo referido que em 2021, haviam sido criadas apenas 84 empresas, devido a abertura do Guichê em Novembro do mesmo ano.

Fez saber que neste mês de Janeiro de 2023 foram já criadas até ao momento, 68 empresas e está previsto a expansão dos serviços aos municípios da província, no sentido de promover a abertura de mais empresas e consequentemente arrecadação de mais receitas para os cofres do Estado.

Apelou aos empresários no sentido de legalizarem as suas actividades comerciais, junto do Guichet Único de Empresa, sob pena de incorrerem em infracções económicas.

Actualmente, o GUE conta com uma representação no Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado, que tem facilitado a emissão de alvarás comercial e aguarda-se pela integração de outros organismos do Estado ligados a legalização do sector empresarial.

O Guichet Único de Empresa é um instituto público, voltado a simplificação e desburocratização do processo de constituição, alteração e extinção de empresas comerciais e actos afins.

 





+