Mbanza Kongo – Uma embarcação artesanal que transportava 6.500 litros de combustível para a República Democrática do Congo (RDC) foi apreendida, na madrugada desta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire.
A informação foi avançada pelo porta-voz da Polícia Nacional no Zaire, intendente Luís Bernardo, tendo explicado que a apreensão da referida embarcação de cor azul e vermelha, com motor de 15 kv, ocorreu no canal fluvial Pululu-Pululu nas imediações da ilha do Liby, a quatro milhas náuticas do Posto de Guarda Fronteira Naval.
Luís Bernardo disse que a bordo estavam 260 recipientes de 25 litros cada, sendo 160 de gasolina e 100 de petróleo iluminante, prontos para serem escoados para a vizinha RDC.
A apreensão resulta de uma patrulha fluvial levada a cabo por volta das 4 horas de madrugada, pelos efectivos das unidades navais de Mbubo, apoiados por uma embarcação do tipo fibra com motor de 75 kv.
Os proprietários, que se presumem ser cidadãos da RDC, meteram-se em fuga ao se aperceberem da patrulha da Polícia de Guarda Fronteiras.
A mercadoria apreendida foi entregue ao piquete do Serviço de Investigação Criminal (SIC) no município do Soyo para o devido tratamento. JL