Mbanza Kongo – Duas embarcações artesanais carregadas com 23 mil litros de combustível, que tinha como destino à RDC, foram apreendidas domingo, pela Polícia de Guarda Fronteira, no município do Soyo, província do Zaire.
O porta-voz do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, intendente Luís Bernardo, disse este domingo à ANGOP que a apreensão do referido combustível resulta de uma micro-operação realizada no canal fluvial Mbubu, pelos efectivos da 2ª Unidade da Polícia de Guarda Fronteira na região.
Explicou que o produto estava acondicionado em 324 recipientes plásticos (bidões), dos quais 260 com a capacidade de 25 litros cada e 64 de 250 litros.
Luís Bernardo informou que o combustível (gasolina e gasóleo) apreendido está estimado em cinco milhões e 200 mil kwanzas.
Quatro municípios da província do Zaire, nomeadamente Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba e Nóqui partilham fronteira com a República Democrática do Congo (RDC) numa extensão de 310 km.
Nos últimos dias, as autoridades policiais na região redobraram as acções de controlo e fiscalização de saída ilegal de combustível para a RDC, após a recente denúncia do ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República sobre o suposto envolvimento de altos dirigentes no contrabando de derivados de petróleo para o país vizinho. JL