Caxito - Um parque industrial do Grupo Zara Angola voltado à montagem de diversos electrodomésticos foi inaugurado hoje, sexta-feira, na localidade do Panguila, município do Dande, na província do Bengo, pela governadora provincial, Maria Antónia Nelumba.
Com um investimento de seis milhões de dólares, no local estão a ser montados diariamente diversos electrodomésticos, como fogões, arcas, frigoríficos, tostadeiras, aparelhos de ar condicionado, liquidificadores, cafeteiras eléctricas e micro-ondas.
Na unidade industrial são igualmente fabricadas chapas, carros de mão, eléctrodos, pregos e sabão em barra, estando em fase de instalação os equipamentos para a montagem de televisores.
Segundo o director corporativo do Grupo Zara Angola, Kulikov Rosa, o complexo já existe há cerca de dois anos, mas funcionava em fase experimental para testar o mercado e a aceitação dos produtos no mercado, tendo anunciado estar em negociação a exportação, a partir de Dezembro deste ano, de pregos para os Estados Unidos da América e Canadá.
A unidade conta com cerca de 350 trabalhadores, dos quais 97% locais, que foram formados e treinados localmente.
Fez saber que o grupo Zara existe há 20 anos, como parte da Zara General Trady, inicialmente actuavam no ramo da distribuição da cesta básica, e decidiram investir a nível da industrialização.
Por sua vez, a governadora Maria Antónia Nelumba destacou a importância do complexo industrial que produz chapas, varões, pregos, alguns dos quais até já para exportação, bem como a linha de montagem para fogões, que muita falta fazem às donas de casa, embora tenha ainda algumas componentes, ou maioria das quais importada, mas a sua montagem já é feita em Angola.
Manifestou o seu agrado pela criação de postos de trabalho, sobretudo para jovens e augurou que outras empresas trabalhem na fabricação das demais componentes para serem usadas nas indústrias implantadas no país.
"Portanto, gostaríamos de felicitar o empenho e a entrega que esta unidade de produção tem estado a fazer, no sentido da força de trabalho, mas também de contribuir para a diversificação da nossa economia. Estamos todos de parabéns e vamos continuar nessa senda de desenvolvimento do país. Contem connosco, o Governo está aqui para apoiar naquilo que for necessário e no que depender de nós, vamos fazer todos os esforços para que tudo se realize a contento", manifestou. PA