Caxito – Uma fábrica para a montagem de mil autocarros por ano, a partir do 3º trimestre de 2025, está a ser erguida na Zona Franca de Desenvolvimento da Barra do Dande, município do Dande, província do Bengo.
A iniciativa do Grupo Opaia, em parceria com a Volvo Bus e Auto Sueco Angola, está avaliada em 90 milhões de dólares, financiados pelo Afreximbank e está a ser implementada numa área total de 25 hectares.
A fábrica vai comportar a linha de integração dos chassis, montagem de interior e exterior, pintura, teste de qualidade, entre outras.
De acordo com o PCA do grupo Opaia, Agostinho Kapaia, o projecto está a ser financiado pelo Afreximbank, no âmbito do seu suporte à indústria africana.
Pretende-se que a unidade fabril abasteça não apenas o mercado angolano, como também exportar para outras regiões de África.
O Secretário de Estado dos Transportes, Jorge Bengue disse que actualmente o sector faz um esforço muito grande para a renovação da frota de autocarros tanto públicos, como privados e a instalação desta fábrica vai reduzir consideravelmente os custos.
Por sua vez, o embaixador da Suécia em Angola, Lennart Killander Larsson, considerou o projecto muito importante que vai mudar muita coisa no sector dos transportes em Angola. CJ/PA