Ndalatando – A fábrica Cazengo, instalada no município do Quiculungo, província do Cuanza-Norte, prevê aumentar a produção de café de 12 para 25 toneladas/mês, com a aquisição de novos equipamentos que vão permitir o lançamento de novos lotes para o cultivo deste produto, segundo o gestor desta unidade fabril, Amaro Daniel.
Em declarações à ANGOP, esta quinta-feira, a fonte referiu que o aumento do nível de produção da fábrica vai incentivar o cultivo do café na localidade.
Questionado sobre a possibilidade de estabelecer parcerias, para a expansão da empresa, Amaro Daniel afirmou que o foco é manter a originalidade do produto, estimular a produção interna e atender o mercado nacional.
Por outro lado, o empresário afirmou que a empresa enfrenta dificuldades relacionadas, fundamentalmente com as vias de acesso e aquisição de matéria-prima, facto que dificulta os cafeicultores locais atenderem as necessidades da fábrica.
Sobre a suspensão da exportação do produto para Portugal, Estados Unidos da América, China e Canadá, disse que a empresa pretende primeiro satisfazer o mercado nacional.
A fábrica café Cazengo foi instalada em 2012 e entrou em funcionamento em 2014, tendo uma produção média de 70 toneladas por ano.
Além de café, o grupo empresarial Cazengo produz cerveja, há cerca de três anos, com uma capacidade instalada de mais de 100 mil caixas por dia.
A empresa, que tem como principal mercado a província de Luanda, emprega 17 colaboradores. IMA/QCB