Luanda – A empresa Grandes Moagens de Angola GMA garantiu, terça-feira, em Luanda, a disponibilização de farinha de trigo ao mercado nacional a preços estáveis, para se evitar rupturas no abastecimento do produto, até ao mês de Setembro.
Essa garantia é sustentada por um acordo firmado recentemente entre a GMA e a cooperativa de produtores franceses para a importação de trigo suficiente para abastecer o mercado durante cinco meses, segundo uma nota a que a Angop teve acesso, hoje (quarta-feira).
César Rasgado, em representação da administração da empresa, disse que com esta negociação a GMA “tem já garantida a importação de trigo suficiente para assegurar o mercado e que não haverá rupturas ao longo deste período".
A Grandes Moagens de Angola tem como actividade principal a produção de farinha de trigo e tem uma capacidade instalada para produzir até 280.000 toneladas por ano, quantidade que pode beneficiar também os seus parceiros e associados da APFTA.
Associação dos Produtores de Farinha de Trigo de Angola tem como objectivo promover o sector da transformação industrial desse grão e contribuir para a expansão, consolidação, e normalização do mercado, incluindo no aumento da qualidade dos produtos produzidos.
Actualmente, as três empresas fundadoras da APFTA é que asseguram a capacidade instalada no país, respondendo à procura interna anual de cerca de 650 mil toneladas de farinha, segundo dados do Ministério da Indústria e Comércio.
A capacidade de produção das três empresas é superior a 800 mil toneladas anuais.