Luanda - O Executivo angolano está a trabalhar no sentido de lançar, ainda este ano, o concurso público internacional para a concessão do corredor do Namibe, visando dinamizar a economia nesta região do país, segundo o ministro dos transportes, Ricardo de Abreu.
Em declarações à imprensa, terça-feira, após a mensagem sobre o estado nação, o governante disse estarem os trabalhos no fecho das peças concursais para o lançamento do concurso.
“Após o êxito alcançado com a reactivação do Corredor do Lobito, pretendemos replicar o feito no corredor do Namibe”, augurou, sublinhando estar concluído grande parte do processo preparatório à abertura desta concorrência.
Referir que na mensagem sobre o estado da nação, o Chefe de Estado perspectivou o lançamento do concurso público internacional para concessão do Corredor do Namibe.
Afirmou, por outro lado, que o Corredor do Lobito representa um “marco cuja importância estratégica transcende as fronteiras do país”.
Enfatizou que por via de iniciativas internacionais, nomeadamente dos Estados Unidos da América, União Europeia e instituições financeiras, está a consolidar-se o interesse de financiamento para extensão do Corredor do Lobito para a Zâmbia, a partir de Luacano (Moxico) para o território zambiano de Solwezi, numa extensão de 700 quilómetros.
O Presidente da República, João Lourenço, endereçou, esta terça-feira, a mensagem sobre o estado da nação, marcando a abertura do ano parlamentar. ACC/VC