Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo reitera conclusão das obras paralisadas

     Economia              
  • Lunda Norte • Terça, 03 Dezembro de 2024 | 13h56
Obras do Pavilhão Multiuso do Chitato
Obras do Pavilhão Multiuso do Chitato
Helder Dias-ANGOP

Dundo – A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, reiterou, esta terça-feira, que o governo local tem estado a trabalhar com os órgãos afins no sentido de concluir as obras paralisadas há mais de cinco anos, por questões financeiras.

Entre as obras paralisadas destacam-se a do pavilhão multiuso do Chitato, o Instituto Médio Técnico de Saúde, o troço rodoviário Camaxilo/Lubalo, os complexos administrativos autárquicos do Caungula, Lóvua, Cambulo e Lucapa, entre outras.

A governante reiterou este compromisso durante o encontro de auscultação com as mulheres de vários estratos sociais da província, sublinhando que no próximo exercício económico, o governo local não vai inscrever novas obras, mas sim concluir as paralisadas.

Sobre o envolvimento das empresas de exploração mineira no desenvolvimento da província, Filomena Miza disse que no primeiro trimestre de 2025, está prevista uma reunião com os responsáveis das empresas diamantíferas, no sentido de se redefinir a actuação das mesmas, no quadro das suas responsabilidades sociais.

Em relação a implementação do curso de medicina na província, a governante justificou que tal facto não se concretizou até agora, porque as condições em termos de recursos humanos, no caso docentes, não são as desejáveis, porém, o governo está a trabalhar no sentido de ver realizado esse sonho nos próximos anos.

Enquanto isso, prosseguiu, o governo vai trabalhar com as instituições do ensino superior de outras províncias, que ministram curso de medicina e com os seus parceiros sociais, para a cedência de bolsas de estudos internas.

“Para implementarmos um curso de medicina, é necessário que 70 por cento dos docentes sejam efectivos e isso requer concursos públicos e disponibilidade financeira, mas vamos trabalhar, através de parcerias, para atribuição de bolsas internas, principalmente para aqueles cidadãos que não têm condições financeiras para suportar a formação superior”, frisou.

Por outro lado, prometeu trabalhar com o gabinete da agricultura e outros órgãos, no sentido de ajudar as mulheres a se organizarem em cooperativas e associações agrícolas, com vista à promoção do fomento da agricultura e permitir que as mesmas tenham acesso aos apoios do governo e aos créditos bancários.

Quanto ao saneamento básico, a governadora reconheceu que a imagem da cidade do Dundo, sobretudo, carece de melhorias e prometeu novas medidas para se alterar o quadro.

“Não temos boa imagem, precisamos melhorar o nosso saneamento básico e espero contar com o envolvimento da população”, realçou.

Durante o encontro que decorre na cidade do Dundo, Filomena Miza abordou questões relacionadas ao papel das mulheres no desenvolvimento da província, no combate à pobreza, na diversificação da economia, entre outras.HD





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+