Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo reitera compromisso da aceleração dos objectivos sustentáveis

     Economia              
  • Luanda • Terça, 01 Outubro de 2024 | 21h11
Secretário de Estado para o Planeamento, Luís Epalanga
Secretário de Estado para o Planeamento, Luís Epalanga
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda – O Governo angolano continua engajado e comprometido com a concretização das metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, reiterou, esta terça-feira, em Luanda, o secretário de Estado para o Planeamento, Luís Epalanga.

Em declarações à imprensa, no final do acto de apresentação do estudo que examina o efeito das políticas de implementação dos ODS em Angola, o dirigente realçou que, dos 17 Objectivos de Desenvolvimento, o Governo angolano identificou os sectores da saúde, educação, protecção social, electricidade, agricultura, água e saneamento básico como áreas que vão continuar a merecer uma especial atenção.

Referiu que essas áreas estão alinhadas com os pilares de desenvolvimento estabelecidos no Programa de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027 do Governo, incluindo o desenvolvimento do capital humano e a intensificação da segurança alimentar e nutricional.

Acrescentou que das 284 prioridades do PDN, 210 têm impacto directo sobre o alcance das metas dos ODS, o que significa uma correspondência significativa em cerca de 75%.

Apesar disso, Luís Epalanga reconheceu a existência de grandes desafios, sendo o alcance de algumas metas dos ODS requererá de transformações estruturais e profundas que podem ser analisadas somente numa perspetiva de longo prazo.

Por outro lado, avançou que, em 2025, Angola deverá apresentar, no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, em Nova Iorque (EUA) o seu segundo Relatório Nacional Voluntário (RNV).

A apresentação desse documento, prosseguiu, representará uma oportunidade para Angola compartilhar as suas experiências, desafios e sucessos com outros Estados-membros, enriquecendo o diálogo internacional sobre o desenvolvimento sustentável.

Por isso, o secretário de Estado apelou o maior engajamento de todos actores relevantes neste processo, nomeadamente os departamentos ministeriais, agências das Nações Unidas, sector privado, academia e sociedade civil, em geral, visando a elaboração de um RVN inclusivo e consensual.

Quanto ao estudo das políticas de implementação dos ODS, desenvolvido em 18 meses, no país, o responsável referiu que a pesquisa visou conceder um modelo para apoiar a avaliação dos ODS em Angola e identificar as áreas para o direcionamento dos investimentos.

Deu a conhecer que os resultados demonstraram que os principais aceleradores para implementação dos ODS no país foram nove áreas, tendo destacado a educação, saneamento básico, protecção social e género, entre outras.

Por seu turno, a coordenadora residente das Nações Unidas em Angola, Zahira Viranil, disse que o encontro serviu também para avaliação do alcance dos ODS e identificar as áreas chaves para direcionar o investimento, no sentido de acelerar a implementação e a concretização dos objectivos.

O acto serviu, igualmente, para lançar o Relatório Nacional Voluntário (RNV) dos ODS, que vai ser apresentado em Nova Iorque, na Sede das Nações Unidas, no próximo ano, para avaliação do desenvolvimento do projecto no país.  

O RNV deverá ser apresentado em 2025 com o objectivo de facilitar a partilha de experiências, incluindo sucessos, desafios e lições aprendidas, bem como acelerar a Agenda 2030. LDN/QCB





Notícias de Interesse

Cubal com restrição no fornecimento de energia eléctrica

 Sábado, 21 Dezembro de 2024 | 11h02

Resenha Africana da Semana

 Sábado, 21 Dezembro de 2024 | 10h33

Visita a Omã constitui destaque da semana

 Sábado, 21 Dezembro de 2024 | 10h29

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+