Sumbe – O orçamento da construção da Ponte Ana Passion (EN 100), no Sumbe (Cuanza Sul), foi reforçado com mais um milhão, 356 mil, 948,63 dólares, indica um despacho presidencial publicado no Diário da República.
A obra, a cargo da empresa China Harbour Engineering Company (CHEC), estava, inicialmente, avaliada em 450 mil, 267,75 dólares.
O documento, que autoriza o ministro das Obras Pública e Ordenamento do Território a celebrar a referida adenda, avança que, para a estrada Cabo Ledo/ Lobito, inclui a ponte sobre o Rio Queve e os serviços de conservação e manutenção entre a ponte do rio Eval e o município do Lobito, numa extensão de 47,1 quilómetros, está avaliado em 65 milhões, 648 mil, 685,63 dólares.
A reabilitação da Estrada nacional EN 100, no troço Cabo ledo/ Lobito, o lote 3 está relacionado com a construção da passagem hidráulica na ponte Ana Passion.
Os trabalhos iniciaram em Setembro de 2020, com a demolição da antiga ponte, bem como trabalhos de escavações e limpezas associadas ao local, com um prazo inicial de entrega da nova estrutura para o mês em curso Janeiro de 2021.
O vice-governador para o sector técnico e infra-estruturas, Demétrio Sepúlveda, disse, nesta sexta-feira, à ANGOP, sem entrar em grandes detalhes, que o trabalho não tem andado como se pretendia por questões financeiras.
“ A passagem hidráulica ainda não está terminada. Neste momento estão construídos 40 metros dos 70 metros previstos para se elevar a quota a partir da base, bem como os trabalhos de terraplanagem (aterros, sub-base e a base), o tapete asfálticos, sinalização e as protecções”, acrescentou.
A circulação sobre a ponte Ana Passion está interdita desde Julho último e neste momento está a ser feita através de duas vias alternativas, num percurso de 20 quilómetros até a cidade do Sumbe, contra os 12 quilómetros (a partir da ponte).
A província do Cuanza Sul conta com três lotes – Ponte do Longa/Ponte do Rio Queve, Ponte do Rio Queve/Sumbe e Sumbe/ Ponte do Eval.