Luanda – Duas lanchas, avaliadas em 40 milhões de kwanzas, foram entregues, esta quarta-feira, ao Comando da Polícia Fiscal em Luanda, para reforçar a fiscalização marítima no município de Cacuaco e na comuna de Cabo Ledo (Quissama).
Trata-se de duas embarcações de pequeno porte que se juntam as outras sete (três de médio porte e quatro de pequeno) que asseguram a fiscalização da pesca artesanal na orla marítima dessas localidades.
Ao proceder a entrega dos respectivos meios, a ministra das Pescas e Recursos Marinho, Carmen dos Santos, reiterou que o sector continua a trabalhar para que a actividade pesqueira seja feita com propriedade e cumprimento de regras.
Na ocasião, Paulo Reis, responsável da empresa de produção de lanchas, garantiu que as duas embarcações estão afinadas de acordo as necessidades solicitadas, como a comunicação, luzes de navegação e sirenes.
Por seu turno, o segundo comandante da Polícia Fiscal Aduaneira, Mário Alberto, considerou a aquisição das respectivas lanchas como uma iniciativa satisfatória, por reforçar o trabalho do grupo de vigilância dos espaços marinhos.
Referiu também que, com os referidos meios, a Polícia Fiscal minimize os actos de incumprimento das regras piscatórias que se tem registado na orla marítima nacional.
A costa marítima nacional possui 1 600 quilómetros explorados, maioritariamente, pela pesca artesanal. ML/QCB