Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo reconhece necessidade de educação financeira dos cidadãos

     Economia              
  • Huambo • Quinta, 10 Outubro de 2024 | 14h41
Vice-governador para o sector Político, Social e Económico da província do Huambo, Angelino Elavoco
Vice-governador para o sector Político, Social e Económico da província do Huambo, Angelino Elavoco
Zeferino Zinga-ANGOP

Huambo – O vice-governador para o sector Político, Social e Económico da província do Huambo, Angelino Elavoco, reconheceu, esta quinta-feira, a necessidade de uma melhor educação digital e financeira dos cidadãos, para o combate aos crimes cibernéticos.

O responsável falava no acto de lançamento da 3ª fase do projecto denominado “Cidadão digital” na província do Huambo, financiado pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), que prevê sensibilizar, até 2025, pelo menos 60 mil cidadãos locais.

Na ocasião, Angelino Elavoco disse ser importante que os cidadãos saibam melhor utilizar os instrumentos de pagamentos digitais, para evitar as acções criminosas, que podem colocar em causa os seus patrimónios.

Assinalou que o projecto “Cidadão digital” vem em boa altura, num contexto em que as burlas na internet ganham, cada vez mais, espaço, com a necessidade de combatê-los, através de uma melhor educação digital e financeira.

Adiantou que a iniciativa da EMIS vai, entre outros, elevar o nível de literacia financeira e digital dos cidadãos, constituindo-se numa oportunidade positiva para a formalização da economia nacional.

O responsável enfatizou que o Governo local é apologista de que uma economia forte e dinâmica deve estar sempre acompanhada de um sistema financeiro robusto, com maior inclusão dos cidadãos na utilização dos produtos e serviços disponíveis no mercado.

Por seu turno, o administrador Executivo da EMIS, Eduardo Bettencourt, disse que o projecto da empresa pretende capacitar os angolanos na utilização das ferramentas digitais, para reduzir os riscos inerentes aos diversos meios de pagamentos disponíveis e evitar as burlas e fraudes.

Lembrou que a literacia financeira, de acordo com o Banco Nacional de Angola e o Instituto Nacional de Estatística, está abaixo dos 25 por cento, o que quer dizer que há muitos cidadãos que não têm o conhecimento adequado para a utilização destes meios e serviços disponíveis.

Por outro lado, quanto à literacia digital, sublinhou existirem indicadores que Angola está abaixo dos 70 por cento na sua utilização, o quer dizer que a população adulta não tem a capacidade de entender o seu funcionamento, enquanto os jovens não percebem os riscos daí inerentes.

O projecto “Cidadão Digital”, implementado em 2022, primeira e segunda fase, já sensibilizou mais de 500 mil cidadãos nas províncias de Benguela e Luanda.

A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) é o operador da rede interbancária angolana da rede de ATMs e terminais de Pontos de Venda para pagamentos automáticos, sob a marca Multicaixa. ZZN/JSV/ALH

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+