Luanda - O Executivo está a recolher informações sobre a caracterização da indústria local, de modo a contribuir para a conclusão da “Geografia Económica” – um documento que está a ser elaborado, anunciou essa quinta-feira o director Nacional para o Planeamento, Álvaro Pedro David.
Segundo o responsável, estão a ser feitos levantamentos em diferentes províncias para prestar apoio metodológico para a consolidação dos programas de desenvolvimento provinciais, bem como fazer o levantamento dos serviços que concorrem para um bom ambiente de negócio.
Falando no habitual briefing Ministério da Economia e Planeamento (MEP), avançou que o sector vai identificar as potencialidades regionais, infra-estruturais e territoriais de apoio à produção que contribuirá para a conclusão do documento em elaboração denominado “Geografia Económica” e fazer levantamento de projectos de investimento que podem ser financiados na modalidade de parcerias público-privado.
Álvaro Pedro David afirmou que estão, igualmente, a efectuar visitas de constatação da execução física e financeira aos projectos beneficiados no âmbito dos instrumentos financeiros, nomeadamente, Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), Medidas de Alívio Económico, entre outros.
Outro alvo a atingir com a visita à província de Benguela, referiu, diz respeito à melhoria da articulação entre os governos provinciais e o MEP, no sentido de garantir previsibilidade no calendário de realização das feiras locais, possibilitando uma melhor divulgação pelo Ministério.
A visita, que se encontra na primeira fase, com o término previsto para o fim do mês de Setembro, acontece no âmbito do apoio metodológico, capacitação e matérias relacionadas com as atribuições e acompanhamento dos programas que o Ministério da Economia e Planeamento coordena.
Entretanto, a delegação presente na província de Benguela está a ser chefiada pelo ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e conta com directores de vários sectores cujos projectos estão a ser implementados na província.
As visitas vão contemplar, de igual modo, as províncias do Huambo e Bié. HEM/PPA