Governo realiza 2ª edição do Fórum de Negócios Angola/UE

     Economia              
  • Luanda • Terça, 31 Outubro de 2023 | 13h59
Zona urbana da cidade de Luanda
Zona urbana da cidade de Luanda
Tarcísio Vilela - ANGOP

Luanda – O Governo de Angola e a União Europeia(UE) realizam a 17 de Novembro, em Luanda, a 2ª edição do Fórum de Negócios para explorar oportunidades de negócios e reforçar parcerias económicas, entre as partes.

A informação foi prestada pelo director nacional para a Integração Económica Internacional, Jerónimo Pongolola, no habitual briefing do Ministério da Económia.

O responsável  fez saber que actividade faz parte da iniciativa Global Gateway da União Europeia e serve como uma plataforma para fortalecer o compromisso mútuo, bem como promover o engajamento e espírito de parcerias, com foco em sectores estratégicos como a agricultura, a digitalização, energia, infra-estruturas, pescas e transportes.

O fórum, disse, vai também oferecer as empresas angolanas e europeias conexão e discussões de áreas potenciais de actuação, cooperação e oportunidades de investimento.

Segundo o director, serão igualmente abordadas questões de sustentabilidade, com o acordo a ser assinado de Facilitação de Investimento Sustentável,  tornando-se no primeiro país a estabelecer um compromisso do género, com o bloco europeu, o que vem reforçar  as práticas comerciais.

“O Governo pretende, com o acordo, estimular a atracção, expansão e retenção de investimento directo estrangeiro, para efeito de diversificação económica e de desenvolvimento sustentável”, asseverou.

Por seu turno, o encarregado de negócios da União Europeia,  Paulo Barroso, disse que o fórum permitirá continuar a  destacar oportunidades e vantagens que Angola oferece como destino estratégico para o investimento estrangeiro.

Fez saber que visa ainda dar visibilidade aos investimento da Estratégia Global da instituição que representa, promovendo a interação entre os sectores privados angolano e europeu, especializar o envolvimento de sectores público e privado, bem como facilitar o investimento e dinamizar o diálogo sobre as medidas e reformas impulsionadoras do desenvolvimento económico.

 “O interesse de Agola em atrair investimento europeu é significativo e, enquanto principal parceiro comercial, a União Europeia vai apoiar Angola”, reiterou.

Paulo Barroso afirmou que a União Europeia é um dos principais parceiros comerciais de investimento em Angola e está empenhado em apoiar as iniciativas de diversificação.

O fórum está aberto a empresas, instituições financeiras, agência de investimento e interessados. Até ao momento já estão inscritas 450 empresas, destas  275 angolanas e 175 europeias.

A I edição do Fórum de Negócios Angola/UE  aconteceu em Bruxelas (Bélgica), em Março de 2022. ML/AC



Tags


Notícias de Interesse

Moxico mobiliza-se ao Censo de 19 de Setembro

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h38

Incêndio mata uma pessoa e fere outras cinco no Moxico 

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h32

Gambos encerra festividades com primeira “expo”

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h25

Cuvango preocupado com escolas do PIIM inacabadas

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h22

Nómadas em expedição turística no Luena

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h21

Censo2024: Cidadãos marcham em apoio ao processo

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h15

+