Luau - As obras de construção do Parque da Central Solar Fotovoltaica de 32,2 Megawatts do município fronteiriço do Luau, província do Moxico, terminam em Dezembro de 2025, reafirmou o secretário de Estado para Energia, Arlindo Carlos.
O secretário de Estado para Energia visitou as obras, cujo nível de execução física ronda os 50 por cento, o que lhe permitiu prever que até “final do III trimestre ou princípio do IV de 2025” estejam finalizadas.
Com capacidade para fornecer energia a mais de 100 mil habitantes, o Parque Fotovoltaico do Luau, a ser suportado por baterias com até 79, 77 MW/hora, é o segundo a ser construído na província do Moxico, depois do Luena, de 26 Mw de capacidade.
Luau actualmente recebe energia de um grupo gerador de 5 MW, longe da demanda de um município habitado por mais de 100 mil habitantes.
A central fotovoltaica, de 55 mil e 500 painéis, foi desenvolvido por um consórcio internacional composto pelas empresas Sun África e MCA, tal como os das províncias de Benguela (Baía Farta e Biópio), Huambo (Bailundo), Bié (Cuito), Lunda-Norte (Lucapa) e Lunda-Sul (Saurimo).
O secretário de Estado para Energia, Arlindo Carlos, destacou ainda o andamento das obras do equipamento que vai reduzir o défice acentuado de fornecimento de energia naquele município que faz fronteira com a RDC e Zâmbia.
O governo angolano augura que a construção dos sete parques no país permitirá fornecer energia limpa e renovável a cerca de 2,4 milhões de angolanos, contribuindo para a redução anual de emissões poluentes de cerca de um milhão de toneladas de dióxido de carbono.YD