Caála – Com o objectivo de valorizar o potencial socioeconómico do município da Caála, província do Huambo, o Ministério dos Transportes projecta a criação, este ano, de uma plataforma logística na comuna da Calenga, soube a ANGOP.
A empreitada, a ser erguida numa área de 88.11 hectares, visa estimular o desenvolvimento socioeconómico desta região do Planalto Central de Angola.
O director de infra-estruturas, ordenamento do território e habitação no município da Caála, Geraldo Ndumbo, que falava hoje, terça-feira, à ANGOP, disse que o projecto vai ser implementado nas proximidades do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) e da estrada nacional 260, com foco na dinamização do desenvolvimento socioeconómica, por via de permutas de produtos diversos.
Segundo o responsável, nesta altura decorrem os trabalhos de desminagem da área, iniciados Dezembro último e com término previsto para 31 de Março do corrente ano.
Sem mais detalhes, disse que depois da conclusão dos trabalhos de desminagem, dar-se-á início a construção da empreitada, com uma zona de distribuição de produtos diversos, com o objectivo de incentivar os camponeses sobre a necessidade de aumentarem a produção.
A comuna da Calenga, uma das quatro comunas do município da Caála, conta, desde 2015, com um centro de distribuição logística de produtos agrícolas.
A localidade tem potencialidades produtivas de milho, feijão, batata-rena, hortícolas e frutícolas diversas, que podem chegar, em condições aceitáveis, a 80 mil toneladas em cada época agrícola.